Instalando o Java e acessando o Banco do Brasil no Debian XFCE Jessie

dom 04 janeiro 2015

Há algum tempo eu escrevi um post sobre como utilizar o site do Banco do Brasil (bb.com.br) no Ubuntu e ele foi um dos mais lidos deste blog.

Agora que estou usando o Debian XFCE Jessie (futuro Debian 8), fui entrar no site do banco e o site ficou com a tela toda em branco, escrito "Aguarde, iniciando o acesso..." e sem nenhuma outra mensagem.

Imaginei que podia ser a falta do Java ou do plugin do Java e fui investigar.

[![](http://2.bp.blogspot.com/-7jhM11fQGdo/VK-tlDNWHRI/AAAAAAAACdw/MAjfy7EGkcM/s1600/bb_branco.png)](http://2.bp.blogspot.com/-7jhM11fQGdo/VK-tlDNWHRI/AAAAAAAACdw/MAjfy7EGkcM/s1600/bb_branco.png)

Tentei usar o mesmo procedimento do meu post anterior e descobri não ser possível, então resolvi escrever este novo post.

Na verdade, acessar sites que usam Java no Debian se mostrou muito mais fácil. Você só tem que instalar dois pacotes: openjdk e icedtea-plugin.

Vá em Menu de aplicativos -> Sistema -> Gerenciador de pacotes Synaptic e Pesquise "openjdk". A pesquisa vai encontrar dezenas de pacotes, mas o que queremos é o que tem "jre" (Java runtime engine) e mais nada. No meu caso, encontrei o openjdk-7-jre.

[![](http://1.bp.blogspot.com/-XaDkzwYJEWE/VKlU3MJLtWI/AAAAAAAACdE/SIFdNg19er4/s1600/openjdk.png)](http://1.bp.blogspot.com/-XaDkzwYJEWE/VKlU3MJLtWI/AAAAAAAACdE/SIFdNg19er4/s1600/openjdk.png)

Talvez até você já tivesse esse pacote instalado (eu já tinha), mas ainda fica faltando o plugin para o browser. É aí que entra o icedtea-plugin.

[![](http://2.bp.blogspot.com/-OswMVOI5lSo/VKlWD_-brmI/AAAAAAAACdQ/Y_lIUZ2GAsg/s1600/icedtea-plugin.png)](http://2.bp.blogspot.com/-OswMVOI5lSo/VKlWD_-brmI/AAAAAAAACdQ/Y_lIUZ2GAsg/s1600/icedtea-plugin.png)

Siga o mesmo procedimento acima, entre no Synaptic e busque icedtea-plugin. A descrição não é lá tão elucidativa, mas explica:

"IcedTeaPlugin é uma extensão para navegador web para executar  miniaplicativos Java, suportando LiveConnect/Javascript. Ele é direcionado
para xulrunner-1.9 e navegadores compatíveis que suportem o NPAPI."

Ou seja, o IcedTeaPlugin é o plugin do Java!

Depois de instalar o icedtea, o site do BB pediu várias permissões.

Primeiro, ele pediu para eu permitir o complemento do IcedTea-Web. Eu cliquei em Permitir (Allow) e depois em Permitir e Memorizar (Allow and Remember).

[![](http://3.bp.blogspot.com/-NiwijARyb24/VK-uIUigisI/AAAAAAAACd4/Z96dwlnH2rw/s1600/bb-permitir.png)](http://3.bp.blogspot.com/-NiwijARyb24/VK-uIUigisI/AAAAAAAACd4/Z96dwlnH2rw/s1600/bb-permitir.png)

Na tela seguinte, o site pediu para eu confirmar permissão para o Módulo de Segurança do Banco do Brasil, já que ele usa recursos de dois outros locais.

[![](http://3.bp.blogspot.com/-SRJSpt6cgU8/VKlX8QPzzpI/AAAAAAAACdc/zVqH49LqTFs/s1600/Modulo_Seguranca_Banco_Brasil_aapf_idh.png)](http://3.bp.blogspot.com/-SRJSpt6cgU8/VKlX8QPzzpI/AAAAAAAACdc/zVqH49LqTFs/s1600/Modulo_Seguranca_Banco_Brasil_aapf_idh.png)

A mensagem exata é a seguinte:

The application Modulo de Seguranca Banco do Brasil from https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp?aapf.IDH=sim&perfil;=6 resources from the following remote locations:

  • www2.bancobrasil.com.br/aapf e
  • www2.bancobrasil.com.br/aapf/idh

Are you sure you want to run this application?

Eu respondi que sim (Yes) e o site entrou normalmente.

Abs.,
Otávio

debian / linux / tutorial /

Comentários