Deixando o Kdenlive bonito no Debian XFCE

dom 14 dezembro 2014

Quem acompanha meu canal no YouTubesabe que eu tenho usado o Openshot para editar vídeos (no final de cada vídeo sempre indico os softwares utilizados).

O Openshot é um software fácil e bonito, mas tem uns bugs muito irritantes.

[![](http://4.bp.blogspot.com/-0GWA79xcPYc/VI19Nn6QyOI/AAAAAAAACaY/Ztf4U8QtWxo/s1600/openshot.png)](http://4.bp.blogspot.com/-0GWA79xcPYc/VI19Nn6QyOI/AAAAAAAACaY/Ztf4U8QtWxo/s1600/openshot.png)

Fui procurar alternativas e encontrei o Kdenlive.

[![](http://2.bp.blogspot.com/-3XynxYkHH84/VI1-FbnARPI/AAAAAAAACao/dbTdTpfY31M/s1600/kdenlive-depois.png)](http://2.bp.blogspot.com/-3XynxYkHH84/VI1-FbnARPI/AAAAAAAACao/dbTdTpfY31M/s1600/kdenlive-depois.png)

O Kdenlive parece muito promissor, mas na instalação inicial ele é feioso demais. É frescura, eu sei, mas você ficar usando todos os dias um programa feio desmotiva qualquer um. Ainda mais depois de ter se esforçado para deixar o restante do sistema operacional bonito.

[![](http://3.bp.blogspot.com/-l87Ut_YgYyQ/VI1951uctwI/AAAAAAAACag/D2hRGBCHgZk/s1600/kdenlive-antes.png) ](http://3.bp.blogspot.com/-l87Ut_YgYyQ/VI1951uctwI/AAAAAAAACag/D2hRGBCHgZk/s1600/kdenlive-antes.png)

Lá fui eu, então, procurar um jeito de embelezar o Kdenlive. Tem um artigo bem completo e em português no blog "Grita! (Ricolândia)", mas vou dar algumas dicas aqui também.

O que você tem que fazer é instalar alguns pacotes de configuração visual do KDE. Alguns deixam bem claro na descrição a que se destinam:

[![](http://1.bp.blogspot.com/-FY1__XWQUio/VI1_MswdVXI/AAAAAAAACa0/0Q_yhMkY6Do/s1600/synaptic.png)](http://1.bp.blogspot.com/-FY1__XWQUio/VI1_MswdVXI/AAAAAAAACa0/0Q_yhMkY6Do/s1600/synaptic.png)

gtk2-engines-oxygen
"Garante consistência visual entre GTK+ e aplicações baseadas em Qt sob o KDE". Traduzi do inglês e ainda não dá para entender nada, né? Instale e confie!

[![](http://4.bp.blogspot.com/-dYp16lRebr8/VI1_uRlBI7I/AAAAAAAACa8/RyoHavI-uv0/s1600/kde-config-gtk-synaptic.png)](http://4.bp.blogspot.com/-dYp16lRebr8/VI1_uRlBI7I/AAAAAAAACa8/RyoHavI-uv0/s1600/kde-config-gtk-synaptic.png)

kde-config-gtk-style
"Janela para adaptar a aparência de aplicações GTK+ ao seu gosto sob o KDE". Ficou claro? Pois é.

[![](http://2.bp.blogspot.com/-TGnZCf4Ogjw/VI2ANTVcWLI/AAAAAAAACbI/R5WkGsfS8qg/s1600/synaptic-qtconfig.png)](http://2.bp.blogspot.com/-TGnZCf4Ogjw/VI2ANTVcWLI/AAAAAAAACbI/R5WkGsfS8qg/s1600/synaptic-qtconfig.png)

qt4-qtconfig
"Qt é uma infraestrutura interplataforma de aplicações C++. O principal
recurso da Qt é o seu rico conjunto de widgets que fornecem funcionalidades padrões para a interface gráfica do usuário (GUI).

O programa de configuração da Qt permite que os usuários configurem a
aparência e o comportamento de qualquer aplicativo desenvolvido em Qt 4."

Taí uma explicação interessante! Na verdade, todo programa que roda no ambiente gráfico precisa saber como desenhar na tela. Ao invés do programador escrever que o computador deve desenhar um retângulo aqui para escrever o título e um círculo ali para ser um botão, ele utiliza uma biblioteca. Uma biblioteca é um conjunto de programas com uma função específica. GTK+ e Qt são duas bibliotecas bastante populares que cuidam de toda a parafernália necessária para desenhar janelas, botões, ícones e afins, permitindo que os programadores cuidem da funcionalidade do seu próprio programa ao invés de se preocupar com geometria e pixels.

Pois bem, com estes programas você já consegue fazer uma configuração básica.

[![](http://1.bp.blogspot.com/-lXYavVA-PVw/VI2Bscd-OYI/AAAAAAAACbU/5mU0eWSygvE/s1600/qtconfig.png)](http://1.bp.blogspot.com/-lXYavVA-PVw/VI2Bscd-OYI/AAAAAAAACbU/5mU0eWSygvE/s1600/qtconfig.png)

Indo em "Menu de aplicativos" -> Configurações -> "Configurações do Qt 4", você já pode dizer que o estilo que você quer utilizar é o mesmo que das outras aplicações. Ou seja, você pode mudar o "GUI Style" para "GTK+".

Isso já vai ajudar um bocado, ajustando as cores e os ícones para o tema que você tinha configurado para o XFCE. Mas as letras continuam minúsculas (fonte 8).

Para ajustar isso, você tem que instalar mais um pacote.

[![](http://4.bp.blogspot.com/-bw2c2omrk7M/VI2CwVmXsvI/AAAAAAAACbg/MdhrAk51HxQ/s1600/systemsettings-kde-synaptic.png)](http://4.bp.blogspot.com/-bw2c2omrk7M/VI2CwVmXsvI/AAAAAAAACbg/MdhrAk51HxQ/s1600/systemsettings-kde-synaptic.png)

systemsettings
"System Settings é uma interface de usuário aprimorada para configurar a área de trabalho e outros aspectos do sistema."
Na verdade, o systemsettings é um configurador do ambiente KDE (uma alternativa ao XFCE que estamos utilizando no resto do sistema). Só que vamos usá-lo para configurar a aparência de programas do KDE (como o Kdenlive) no nosso ambiente XFCE.

Como o systemsettings não é um programa feito para rodar no Debian XFCE, ele não aparece no Menu de Aplicativos, você tem que rodá-lo do terminal. Calma, você só executa ele de lá, mas configura numa janela normal. Abra um terminal e digite systemsettings.

Agora, sim!

Você já pode ir lá e configurar o tamanho das fontes. Você pode até deixar o kdenlive aberto. Quando você clicar "Apply" (Aplicar), as mudanças já serão visíveis no kdenlive. Eu coloquei letras com tamanho 12 para tudo.

No mesmo programa você pode alterar também cores, ícones e outras coisas, mas eu só aumentei a fonte.

Dentro do kdenlive eu ainda fechei a janela "Transição" e aumentei as outras arrastando-as pelos cantos. É, ficou mais parecido com o Openshot, eu sei, mas o que eu queria era facilitar a minha vida para poder publicar mais vídeos para vocês.

[![](http://4.bp.blogspot.com/-3XynxYkHH84/VI1-FbnARPI/AAAAAAAACas/owrzAAadaSU/s1600/kdenlive-depois.png)](http://4.bp.blogspot.com/-3XynxYkHH84/VI1-FbnARPI/AAAAAAAACas/owrzAAadaSU/s1600/kdenlive-depois.png)

Abraços!
Otávio

debian / linux / tutorial /

Comentários