Olho de LCD com Arduino e Nokia 5110 - #fail

ter 07 janeiro 2014

Minha filha tem um brinquedo com olhos muito expressivos feitos de LCD, vejam:

Eu fiquei tão fascinado por estes olhos que quis reproduzí-los com o Arduino, então comprei um display LCD Nokia 5110.

Para este projeto, contei com a colaboração da dona do brinquedo:

ATENÇÃO: Se você é fã dos 2Carneiros e esperava encontrar aqui um vídeo nosso montando o projeto, você não precisa ler mais nada. Vá direto aos comentários e peça um vídeo, aqui eu só postei esse gif animado. Se isso não resolver, se inscreva no blog e no canal do YouTube, peça pelo Facebook, me aborde na rua ou xingue muito no Twitter. O resto deste post é para as pessoas interessadas em Arduino e afins.

O display que comprei vem em um mini kit feito de uma tela de LCD com uma moldura que o fixa em uma placa de circuito (breakout board). Esta placa tem furos identificados de 1 a 8 na frente e por suas funções, no verso. Nestes furos você pode soldar uma barra de pinos (fornecida no kit).

Para soldar os pinos na placa eu usei um conector jacaré para segurá-los no lugar e uma terceira mão para manter uma altura confortável. Depois de soldar os pinos no lugar, você já pode encaixar o seu display na breadboard.

Como as indicações das funções dos pinos ficam no verso, recomendo você anotar em um papel para deixar à mão. Isso vai te poupar de ficar virando o display de um lado para o outro enquanto monta o circuito.

Existem muitas referências na internet de como utilizar esse display de LCD. Eu utilizei as orientações da página da Sparkfun.

Se for utilizar a mesma referência, você deve ficar atento para a localização dos pinos. O produto que você comprou pode ter pinos em locais diferentes do que os do produto da Sparkfun.

No meu caso, fazendo as devidas substituições, ficou assim:


Pino LCD 1-RST 2-CE 3-DC Resistor 10k 1k 10k Arduino Pino 6 Pino 7 Pino 5 Cor Vermelho Azul Amarelo


Indiquei as cores só para facilitar o entendimento da foto e do esquema que desenhei no Fritzing. Se for fazer em casa, use a cor que quiser.

Baixei o código sugerido na página da Sparkfun, compilei, subi para o arduino e... nada!

Mentira, o backlight acendeu. E para minha surpresa, ele era azul! Não sei por que, mas achei que seria branco.

O display de LCD deveria ter mostrado várias animações bacanas e até uma chargezinha, mas não vi nada disso.

E aí, desisto?

Ainda não, estou conversando sobre garantia com o fornecedor da peça. Se eu conseguir uma reposição, posto aqui o resultado. Se não, vou recorrer aos chineses...

Aguardem cenas do próximo episódio!

UPDATE (em 10/01/2014): O fornecedor do display (EletroKits, no MercadoLivre) foi muito atencioso e me mandou uma foto do circuito que ele fez para testar a peça e até um código de teste personalizado, que me permitiu fazer a peça funcionar. Vejam:

UPDATE (em 16/01/2014) Documentei melhor para mostrar para vocês neste post.

UPDATE (em 27/01/2014): Desenhei o olho para colocar no LCD. Vejam [neste outro post]((http://carneiro.blog.br/um/2014-01-27-Criando-um-bitmap-para-LCD-Grafico.html).

Você pode ver todas as etapas deste projeto usando este link, ou clicando na tag "olho_de_lcd", abaixo.

arduino / diy / olho_de_lcd / projetos / robótica / tutorial /

Comentários